Free cookie consent management tool by TermsFeed
menu

Histórico

Histórico


Histórico do município



Por volta do ano de 1832 os irmãos João Honoré e Augusto Brochier, imigrantes franceses, se estabeleceram na região hoje pertencente ao município, formando uma das primeiras colônias francesas do Brasil. A família Brochier adquiriu extensões de terras na região com objetivo de extrair madeira de araucária, que era levada por balsas pelos arroios Brochier (inicialmente conhecido como Arroio dos Franceses) e Maratá até o Rio Caí, onde era vendida para suprir as necessidades do Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre.

Entre os anos de 1854 e 1855 a família Brochier contribuiu para o povoamento da região com a venda de lotes para colonos alemães, que se estabeleceram em grande número não só no atual município de Brochier, como também na região de Maratá, desabitados até então (há relatos da existência de indígenas na chegada dos irmãos Brochier).

No ano de 1873 foi criado o Distrito de Brochier, pertencente à cidade de Montenegro. A partir de 1987, as vilas de Brochier e Maratá (dois distritos de Montenegro), iniciaram seu processo emancipacionista.

 Em 20 de dezembro de 1987 foi realizado o plebiscito pela emancipação, quando 2.980 dos 3.291 eleitores deste novo município se manifestaram favoráveis à emancipação, efetivada com a promulgação da Lei nº 8.556, de 11 de abril de 1988, criando nesta data o município de Brochier do Maratá.

Brochier do Maratá teve somente quatro anos de vida, pois a comunidade de Maratá iniciou novamente o movimento emancipacionista, criando o município de Maratá em 20 de março de 1992. Em janeiro de 1993, iniciou-se o processo para suprimir a expressão “do Maratá” do nome do município. A supressão da expressão foi concluída em 22 de abril do mesmo ano, sob a Lei nº 9866, passando então a denominar-se somente Brochier.

A cidade de Brochier é conhecida como Capital do Carvão Vegetal, sendo um dos principais produtores de carvão vegetal do estado. Esta atividade elegeu também o mascote Carvozito como um dos símbolos do município, representando toda a cadeia produtiva envolvida nesta atividade, desde a produção de mudas, o cultivo da acácia-negra e do eucalipto, a colheita das árvores transformadas em madeira, a queima para a transformação em carvão, o beneficiamento do carvão até a venda para diversos estados do país e inclusive exterior.

Brochier está localizada não Vale do Rio Caí, a uma latitude 29º32'43" sul e a uma longitude 51º35'10" oeste, estando a uma altitude de 90 metros. Está a 90 km da capital Porto Alegre. Possui uma área de 115,52 km² e sua população é de 4.966habitantes (Censo 2023). Os municípios limítrofes são Montenegro, Maratá, Paverama, Salvador do Sul e Poço das Antas.

 

A seguir, cópia do passaporte do imigrante francês Augusto Brochier (frente e verso). O documento original está arquivado no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, e sua cópia foi disponibilizada ao Município de Brochier pelo auxiliar de pesquisa Daniel Prass Schu em agosto de 2023.


passaporte_frances_agusto_brochier_verso.jpg
passaporte_frances_agusto_brochier_frente.jpg
© Copyright 2024 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Brochier/RS