Produção de Silagem e Boas Práticas na Fazenda são temas de encontro em Brochier - 12/04/2019

Um grupo de bovinocultores de leite do município de Brochier esteve reunido nesta quinta-feira (11/04) para uma atividade sobre Produção de Silagem e Boas Práticas na Fazenda. A atividade, organizada pela Emater/RS-Ascar, cooperativa Languiru, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Secretaria Municipal de Agricultura foi realizada na propriedade da do agricultor Lírio Brochier e teve o objetivo de orientar os participantes em relação aos temas propostos.

Na ocasião foram duas palestras. Na primeira, o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar Martin Schmachtenberg destacou a importância de uma silagem de milho de qualidade, sendo esta uma estratégia importante para o planejamento forrageiro da propriedade e para auxiliar no manejo das pastagens. "Quanto mais produtiva por a lavoura de milho, mais barata será a silagem produzida e quanto maior for a produção de grãos maior será a produção de silagem e de energia por área", destacou.

Em sua fala, Schmachtenberg salientou a importância de se observar o ponto correto para a hora de cortar o milho, o que é fundamental para o rendimento da lavoura e para a qualidade da silagem. "Uma forma de determinar esse ponto é quebrar algumas espigas, observando a 'linha do leite', que deve estar na metade do grão ou passando um pouco da metade", reforça. Outros aspectos como uma boa regulagem da ensiladeira e a afiação das facas duas vezes ao dia garantem um corte adequado da planta, reduzindo tempo de trabalho e economizando combustível.

Na segunda palestra, os representantes da cooperativa Languiru Fernando Staggemeier e Tiago Schneider falaram sobre boas práticas na lavoura. Staggemeier trouxe detalhes da Instrução Normativa Nº 76 e 77 que exigirá, entre outras, uma Contagem Bacteriana Total (CBT) menor do que 300.000 unidades formadoras de colônia por mililitro (UFC/Ml). A palestra de Schneider trouxe um programa da cooperartiva com alternativas para alcançar estes números, estando entre elas uma boa higiene, o cuidado com a saúde e o bem-estar animal e um manejo adequado na hora da ordenha.

Para o anfitrião da tarde, a atividade foi importante para que os produtores tirassem dúvidas a respeito de assuntos de seu interesse. "É sempre é importante estar a par do que diz a Lei e quais as tecnologias e programas disponíveis" comentou. Com oito vacas em lactação, produzindo cerca de 120 litros de leite por dia, Brochier reforça a importância da alimentação dos bovinos com um dos diferenciais para a produtividade. "A gente nota a diferença quando a vaca é tratada a pasto", avalia, destacando a importância da manutenção de uma área com pastagens permanentes. "O ganho chega a ser de até três litros produzidos ao dia", observa.

Em Brochier são 35 bovinocultores de leite que, juntos, produzem mais de 2,3 milhões de litros de leite por ano. "Isso representa em valor adicionado bruto mais de R$ 2,7 milhões por ano", comenta o vice-prefeito e secretário de Agricultura de Brochier Fernando Braun. Outras autoridades, como o Prefeito Municipal Clauro Carvalho, a presidente do STR Marlise Keller e a gerente do Banco do Brasil Suzan Elaine Franco Tonial, além dos extensionistas da Emater/RS-Ascar Fabiel Kamphorst e Odete Mello também participaram da atividade.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado

Desenvolvido por Stratton Soluções Públicas 2017 - 2019 ® Todos os Direitos Reservados