Legislações
Lei n°1.669/2019
Categoria: Leis Ordinárias
Data de Publicação: 17 de junho de 2019
LEI Nº 1.669, DE 17 DE JUNHO DE 2019.
Denomina o Ginásio Municipal de Vila Nova.
O PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 61, inciso IV, da Lei Orgânica do Município.
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º O Ginásio Municipal de Vila Nova, construído na referida localidade, interior de Brochier, passa a denominar-se GINÁSIO MUNICIPAL IOENNE MARIA G. RIFFEL.
Art. 2º Integra a presente Lei, independente de transcrição, o mapa de localização do referido ginásio, a certidão de óbito e o histórico da homenageada.
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, 17 DE JUNHO DE 2019.
CLAURO JOSIR DE CARVALHO
Prefeito Municipal
Registre-se, e Publique-se:
Data Supra.
EVANDRO CARLOS PEREIRA
Secretário Municipal de Administração e Fazenda
Histórico da Ioenne Maria Grings Riffel.
Ioenne Maria, nasceu no dia 29 de maio de 1937, em Brochier, filha de Alfredo Felipe Grings e Amália Grings, e teve mais duas irmãs: Sônia Maria Haas e Nélia Maria Reichert.Ainda menina foi trabalhar na casa da família de Arthur Berghahn, na localidade de Vila Nova, Brochier, onde morou e trabalhou desde os 10 anos de idade, durante o período até o casamento sempre ajudou nos afazeres da casa e também nos trabalhos da serraria da família.
Ioenne Maria, casou-se com Hélio Pedro Riffel, no dia 20 de julho de 1957, construindo sua casa na mesma localidade. Com o fruto dessa sua união, tiveram nove filhos: Paulo Inácio Riffel, João Aloísio Riffel, Sadi Pedro Riffel, em memória, Elaine Maria Steffen, Gastão Luiz Riffel, Roque Fernando Riffel, Rejane Angelita Erig, Wanderlei Luiz Riffel e Cirineu Tomás Riffel, além de dezesseis netos e dois bisnetos.
Durante sua vida, além dos afazeres da casa, da criação dos filhos, ajudou o marido na agricultura e ainda cuidava de cinco pessoas idosas que eram seus vizinhos.
Ioenne Maria, era uma mulher humilde, guerreira, de um coração enorme, muito honesta, possuidora de um grande caráter e de uma fé inabalável. Participante assídua das missas dominicais, sua companhia transmitia muita paz, e acabou ficando conhecida por todos carinhosamente como “Vó Ioenne”.
Ioenne Maria, sempre estava disposta a ajudar, até mesmo nos momentos mais difíceis, demonstrava estar bem, levando palavras de fé e otimismo àqueles ao seu redor.
Na comunidade, não era diferente, sempre muito prestativa, não media esforços para ajudar.
Ioenne faleceu no dia 11 de agosto de 2015, deixando até hoje, fortes marcas em muitos corações.