Legislações
Lei n°1.451/2014
Categoria: Leis Ordinárias
Data de Publicação: 18 de julho de 2014
LEI Nº 1.451, DE 18 DE JULHO DE 2014.
Denomina Estrada Lucio Reinaldo Haubenthal uma Estrada Municipal.
O PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 61, inciso IV, da Lei Orgânica do Município.
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º A Estrada que parte à direita da ERS 411, sentido Brochier/ Montenegro, na localidade de Reta Grande, ao lado e após o Posto de combustíveis Charrua e segue em direção à Rincão dos Brochier, passa a denominar-se ESTRADA LUCIO REINALDO HAUBENTHAL, no trecho que abrange o Município de Brochier.
Art. 2º Integra a presente Lei, independente de transcrição, a certidão de óbito e o histórico do homenageado e o mapa de localização da referida estrada.
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, 18 DE JULHO DE 2014.
Registre-se, e Publique-se:
Data Supra.
ROMEO EMILIO BAUER
Prefeito Municipal
CLÓVIS AUGUSTO KERBER
Secretário Municipal Administração e Fazenda
LUCIO REINALDO HAUBENTHAL
O Senhor Lucio Reinaldo Haubenthal nasceu em Brochier no dia 15 de novembro de 1920. Era filho de João Haubenthal e Ernestina Haubenthal, ambos já falecidos.
Lucio era agricultor, casou com a Senhora Maria Olivia Haubenthal, com quem teve quatro filhos biológicos e uma filha de criação: Devanir Haubenthal, Elário Haubenthal, Elói José Haubenthal (em memória), Lauterino Haubenthal e Maria Schu.
Lucio Reinaldo Haubenthal serviu ao exército durante três anos, tempo em que sempre foi consagrado por bom comportamento. Além disso, permaneceu como reservista da primeira categoria pelo município de São Luiz Gonzaga, durante o período da segunda guerra mundial.
Sempre muito participativo e atuante na comunidade de Reta Grande, doou a área de terras onde foi construída a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Haubenthal, ajudou na construção do campo de futebol do Clube Beija Flor e atuou como membro do conselho da Igreja São João Batista de Brochier.
Lucio Reinaldo Haubenthal foi “Zelador de Estrada” (nome dado a quem ajudava A Secretaria de Obras de Montenegro a preservar as estradas), sendo incumbido de preservar o trecho que liga Brochier a Montenegro.
Lucio era muito querido em sua comunidade, pois não media esforços quando tinha alguém adoentado, necessitando de ajuda, e gostava quando o assunto era política.
Veio a falecer no dia 25 de setembro de 1999, no Hospital São João de Brochier, aos 78 anos de idade.