Free cookie consent management tool by TermsFeed
menu

Legislações

Lei n°1.205/2009


Categoria: Leis Ordinárias
Data de Publicação: 1 de julho de 2009

LEI Nº 1.205, DE 1º DE JULHO DE 2009.

 

Denomina vias públicas.

O PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 61, inciso IV da Lei Orgânica do Município.

Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° A via pública que liga os municípios de Maratá e Poço das Antas passa a denominar-se ESTRADA JACOB AUGUSTIN no trecho que abrange a zona urbana do distrito de Linha Pinheiro Machado.

Art. 2º A via pública existente dentro da zona urbana do distrito de Linha Pinheiro Machado, a partir da bifurcação formada junto à praça com a Estrada Jacob Augustin, e segue em direção à sede do Município de Brochier, passa a denominar-se RUA OSVINO RASCHE.

Art. 3º A via pública existente dentro da zona urbana do distrito de Linha Pinheiro Machado, que parte da Estrada Jacob Augustin, junto à praça, e segue em direção à localidade de Linha Tigre, passa a denominar-se RUA OSVINO BECKER.

Art. 4º Integram a presente Lei, independente de transcrição, as biografias dos homenageados e o mapa de localização.

Art. 5° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, 1º DE JULHO DE 2009.

Registre-se, e Publique-se:

Data Supra ARI JORGE KERBER

Prefeito Municipal

CLÓVIS AUGUSTO KERBER

Secret. Munic. Adm. e Fazenda

ANEXO À LEI Nº 1.205, DE 1º DE JULHO DE 2009.

BIOGRAFIA DOS HOMENAGEADOS

JACOB AUGUSTIN

Em 1866, como primeiro colonizador alemão, veio a “Frankreich” a família Augustin.

Jacob Augustin, filho de Paul Augustin e Regina Schäffer, mudou-se de “Teewald” (hoje Dois Irmãos), para a região de Montenegro. Comprou duas colônias de terra dos irmãos Brochier por 200 mil réis. Este foi o início da colonização de “Neu Frankreich”. Mais tarde, Jacob comprou terras no Morro de Montenegro de Antônio de Abreu. Mudou-se para lá e deixou seu filho Christoph Augustin nas terras de Frankreich, hoje Linha Pinheiro Machado. A colônia adquirida limitava com a Estrada Pinhal até terras da família Ziech e até o arroio. Construiu a primeira casa, que hoje pertence aos herdeiros de Rudolfo Kaplan e Olinda Elsa Augustin.

Jacob Augustin nasceu em 10 de maio de 1832, em Dois Irmãos e era casado com Dorothea Koch, também nascida em Dois Irmãos, em 06 de dezembro de 1832. Os dois moraram na casa de sua filha Maria Luiza Augustin e Jacob Krug, em Costa da Serra.

Jacob morreu em 16 de novembro de 1915 e Dorothea em 24 de abril de 1903. O casal teve 10 filhos:

1. Jacob Augustin;

2.Elisabetha Augustin;

3.Cristopf Augustin;

4.Julianna Augustin;

5.Henrique Augustin;

6.Carl Augustin;

7.Regina Augustin;

8.Luíze Augustin;

9.Maria Luiza Augustin; e

10.Gerobina Augustin.

_______________________________________________

OSVINO RASCHE

Local de nascimento: Linha Pinheiro Machado - Brochier

Data: 20/04/1916

Pais: Herman Rasche e Caroline Scherer Rasche

Casou-se com Frida Pilger em 17/07/1937, na localidade de Batinga.

Filhos: Edgar Rasche, Nelga Rasche Klein-Bühring e Neldi Rasche Scherer

Osvino Rasche era agricultor e foi sempre uma pessoa muito atuante na comunidade. Foi Presidente durante 12 anos ou mais na Comunidade Evangélica (Diretoria da Igreja) e também na Paróquia (que representa todas as comunidades evangélicas de Brochier junto à IECLB).

Também tinha muito presente em sua vida a política. Fazia campanha, afixava cartazes (fotos) nas árvores da redondeza. Era “Brizolista.

Faleceu em 04/11/1997, aos 81 anos de idade.

Como surgiu a idéia de abrir a estrada que liga o distrito de Linha Pinheiro Machado à sede do Município de Brochier:

Na época, Pastor Edel (da Alemanha) e Osvino Rasche tiveram a idéia de criar uma nova estrada (um atalho) até Brochier (hoje sede do Município), por um acesso mais perto, pois as estradas que existiam seguiam por Água Fria ou então pela estrada (hoje via Ari Rasche), o que era mais longe e portanto mais demorado.

Então Osvino Rasche se propôs a conversar com os donos das terras por onde passaria esta estrada e foi de casa em casa com este propósito.

Os donos destas terras eram Fritz Rasche (pai de Willimar Rasche), Edmundo Rasche (pai de Helio Rasche e irmãos), Leopoldo Pilger (pai de Querino Pilger e irmãos), Balduino Schoenel (pai de Edela Bock e irmã), Osvino Becker (pai de Airton Becker e irmãos), Edvino Zimmermann (padrasto de Írio e Ênio Bock), hoje todos já falecidos.

Como todos concordaram em ceder esta passagem, inclusive Osvino Rasche que também cederia passagem em suas próprias terras, a obra se iniciou voluntariamente.

Participaram neste trabalho Edgar Rasche (filho de Osvino Rasche), Írio Rasche (popular “Peda”, filho de João Rasche), Augusto Diesel (construtor-chefe das pontes), Friethold Kilpp (pai de Edi Kilpp Rasche, nora de Osvino Rasche) e João Rasche (pai de Írio Rasche), todos sob o comando de Osvino Rasche.

Edgar Rasche e Írio Rasche tiravam as pedras (à picareta) no morro (hoje Helio Rasche). Depois de bastante pedra quebrada vinha o pessoal com o caminhãozinho da Prefeitura para levar as pedras adiante. Os funcionários da época eram Willy Ziech, “Garantucha” e João Westhoiser.

A estrada levou de 2 a 3 anos para ser concluída.

Foi inaugurada no dia 05/07/1959, com festa, na antiga oficina de Edgar Rasche, com animação da Banda “Os Ginuca”, com autoridades presentes, como o Prefeito de Montenegro (na época Hélio Alves), o Sub-Prefeito de Brochier (na época José Schneider), o Pastor Manfred Werner (da Alemanha – substituto do Pastor Edel), e demais pessoas da comunidade. Brochier era, na época, o 9º Distrito de Montenegro.

 

_________________________________________________

OSVINO BECKER

Osvino Becker nasceu em 21 de setembro de 1922 em Linha Pinheiro Machado, então distrito de Montenegro. Era filho de Adolfo Becker e Guilhermina Becker.

Casou-se com Camila Weirich em 18 de abril de 1950 e tiveram seis filhos: Ari (falecido), Dorci, Iara, Ieda, Eliane e Airton.

Foi agricultor e morou toda sua vida nas terras por onde passa a estrada que se pretende denominar, e praticamente todos os demais moradores adquiriram seus lotes junto a esta família.

Osvino Becker faleceu no dia 07 de março de 2008.

© Copyright 2025 - Todos os direitos reservados à Prefeitura de Brochier/RS