Legislações
Lei n°1.201/2009
Categoria: Leis Ordinárias
Data de Publicação: 21 de maio de 2009
LEI Nº 1.201, DE 21 DE MAIO DE 2009.
Denomina o Auditório do Centro Cultural de Brochier.
O PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 61, inciso IV da Lei Orgânica do Município.
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1° O Auditório do Centro Cultural de Brochier, situado à Rua Guilherme Hartmann nº 260, sede do Município, passa a denominar-se AUDITÓRIO MUNICIPAL PROFESSOR WALTER ARNO NABINGER.
Parágrafo único. Integra a presente Lei, independente de transcrição, a biografia do homenageado.
Art. 2° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, 21 DE MAIO DE 2009.
ARI JORGE KERBER
Prefeito Municipal
Registre-se, e Publique-se:
Data Supra
CLÓVIS AUGUSTO KERBER
Secret. Munic. Adm. e Fazenda
ANEXO À LEI Nº 1.201, DE 21 DE MAIO DE 2009.
BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO
WALTER ARNO NABINGER
Local de nascimento: Porto Alegre
Data: 17/05/1922
Data de falecimento: 30/01/2001
Filiação:
Guilherme Frederico Nabinger
Matilde Elisa Trein Nabinger
Iniciou a atividade profissional de professor na Escola da Paz em Batinga Norte – Montenegro, no ano de 1954.
Em 1960 começou a lecionar na Escola Municipal Augusto Severo, de Batinga Norte – Montenegro, onde atuou até a sua aposentadoria.
De 1963 até 1970 lecionou, também, concomitante, na Escola Municipal Professor Jorge Felipe Allebrandt, de Batinga Sul – Montenegro.
Durante muitos anos dedicou-se ao Canto Coral. Foi regente dos seguintes coros: Coral Sociedade Avante de Batinga Norte, Coral Familiar de Batinga Sul, Coral Estrela D’alva de Batinga Sul, Coral da OASE de Batinga Sul (foi o fundador dos dois últimos citados). Regeu, também, durante aproximadamente 15 anos, o Coral da OASE de Brochier.
Gemeindelehrer
A primeira escola onde atuou foi a Escola da Paz em Batinga Norte, que na época era uma escola particular.
Os Imigrantes Alemães, pela valorização que davam ao aprendizado, fundaram muitas escolas, para as quais na maioria das vezes não tinham professores para atuar. Escolhiam, então, alguém da comunidade local que estivesse em condições para cumprir com a tarefa de ensinar seus filhos.
Os pais sócios da Escola da Paz, então, em 1954, ainda procediam da mesma forma como seus antepassados imigrantes faziam, e escolheram entre os moradores da comunidade uma pessoa que tinha condições culturais para assumir o cargo. Um quesito muito importante observado eram os conhecimentos musicais que esta pessoa deveria ter.
Na época, então, esta comunidade escolheu o morador Walter Arno Nabinger. O mesmo, de pronto, procurou aprimorar seus conhecimentos para conseguir realizar cada vez melhor sua tarefa.
Outro dado que contribuiu para a escolha do mesmo foi o fato de ter sido criado numa família considerada muito culta, pois o pai dele, Guilherme Frederico Nabinger havia sido, durante muitos anos, um qualificado alfaiate nas Lojas Renner, em Porto Alegre. Também ali nasceu e se criou, levando consigo toda uma vivência urbana, que por si só já carregava um lado cultural mais refinado. Era leitor de livros e jornais. Veio morar no meio rural em função das dificuldades encontradas na cidade quando do início da Segunda Guerra Mundial.
Guilherme Frederico continuou com a profissão de alfaiate e também suas três filhas eram excelentes costureiras. Costuravam as roupas dos moradores locais e adjacentes. Walter Arno e seus dois irmãos, por falta de opção, trabalhavam na lavoura e assim contribuíam com o sustento da família.
Nas horas de folga os três irmãos desenvolviam e fabricavam instrumentos musicais, pois não tinham recursos financeiros para adquiri-los.
Walter sabia tocar gaita, gaita de boca, violino, violão e teclado. Durante muitos anos foi o organista na Igreja da Comunidade Evangélica de Batinga Sul.
Casou-se com Lúcia Weber e teve três filhos.
Filho: Nelso Afonso Nabinger, casado com Enita Klein Nabinger:
Netos: Elton Milton Nabinger
Gerson Vilson Nabinger
Raquel Nabinger
Filha: Marlichen Nabinger Von Mühlen, casada com Erni Ataliba Vom Mühlen
Netos: Jair Von Mühlen
Luciani Von Mühlen da Silva
Jovani Von Mühlen
Charles Von Mühlen
Filho: Legário Guilherme Nabinger, casado com Magda Dreher Nabinger:
Netos: Débora Dreher Nabinger
Augusta Dreher Nabinger