Legislações
Lei nº 1.944/2024
Categoria: Leis Ordinárias
Secretaria: Educação, Cultura, Desporto e Turismo
Data de Publicação: 20 de dezembro de 2024
O PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 61, inciso IV, da Lei Orgânica do Município.
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica denominado de ESPAÇO CULTURAL MAESTRO HIDO RUDY VON MÜHLEN, o próprio municipal que constitui o pátio externo ao entorno da Biblioteca Pública Municipal Professor Augusto Oscar Kunrath, localizado na Rua Irmãos Brochier, nº 623, centro desta cidade, Cadastro nº 10900, Setor 0001, Quadra 0006, Lote 0532 do Cadastro Imobiliário do Município.
Art. 2º Integram a presente Lei, independente de transcrição, a biografia do homenageado e o mapa de localização.
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BROCHIER, 20 DE DEZEMBRO DE 2024.
CLAURO JOSIR DE CARVALHO
Prefeito Municipal
Registre-se, e Publique-se:
Data Supra.
EVANDRO CARLOS PEREIRA
Secretário Municipal Administração e Fazenda
HIDO RUDY VON MÜHLEN
Nasceu em 24 de maio de 1939, no então município de Taquari, cresceu e estudou em Morro Azul.
Já na adolescência desperta o interesse musical e junto de seu irmão vão até um vizinho músico, Frederico Frühauf, quem passa as primeiras orientações e estudos de música a eles. Não tendo ainda um instrumento, esculpe em uma taquara uma flauta artesanal para praticar. Participa desde cedo do canto coral, após adquirir um instrumento de sopro, passa a tocar em eventos.
Em abril de 1974 se casa com Heleni Maria Becker e tiveram 2 filhos, Margarete e Valmor. Na década de 80 passa a reger os corais em Morro Azul. Participa como diretor musical e também como instrumentista da Banda Universal de Taquari, inclusive gravando LP onde várias músicas são de sua autoria. Participou também da Orquestra Real de Teutônia. Nunca estudou música em alguma instituição, mas era autodidata, buscava por ele evoluir e melhorar, desenvolveu a habilidade de tocar sopro, teclado, violino e gaita e mais tarde violão. Inclusive nos bailes tocava sopro e teclado ao mesmo tempo.
Em 1994 é convidado para reger os corais de Batinga Sul, em 1996 também o Avante de Batinga Norte. Ainda na década de 90, foi fundador, maestro e integrante da Banda Municipal de Paverama, até a sua extinção.
No final de 1997 passa a residir em Brochier e no 2° semestre de 2001 é convidado pelo então Secretário da Educação e Cultura, professor Rúbio Kleber para dar início a Banda Municipal, sendo maestro da mesma até 2006, onde a regência passa para o professor maestro Adriano Krahl, ainda atuou um tempo como instrumentista e após passou a dedicar-se somente aos corais, totalizando 7 grupos por sua responsabilidade.
Era muito conhecido e até procurado por colegas músicos, por sua capacidade de fazer arranjos musicais, em seu repertório dava espaço aos mais variados estilos como cultura alemã, hinos religiosos, da cultura gaúcha, pop brasileira, do folclore, entre outras... Várias partituras suas ficaram junto de músicos, colegas e corais como lembranças.
Com sua simplicidade conquistava a todos, criado em um sistema rígido de cultura alemã, honrava seus compromissos sem medir esforços. Serviu de inspiração para muitos. Tinha um respeito e admiração pelos coralistas, colegas músicos e demais envolvidos com a cultura e educação. Foi um avô exemplar e amoroso, deixando além do legado da música boas recordações para seus dois netos, um músico outro agricultor, como o avô.
Veio a falecer em 25 de fevereiro de 2015, com isso foram 60 anos de uma história de participação, dedicação e contribuição com a cultura musical.
Autoria da Pesquisa.
Filha do homenageado: Margarete Elis Von Mühlen Kerber.