Notícias
Aplicação do BTI
Secretarias: Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e ComércioData de Publicação: 30 de novembro de 2023
APLICAÇÕES PARA O CONTROLE DO BORRACHUDO
O município de Brochier realizou nesta semana a primeira aplicação do BTI deste ano para combater o borrachudo.
O produto BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) não agride o meio ambiente e é específico no combate e controle do mosquito borrachudo, pois elimina suas larvas que se criam nos arroios.
A aplicação ainda não havia sido feita este ano porque havia grande quantidade de água nos arroios devido a grande quantidade de chuva, e com isso o produto BTI se torna ineficaz, pois acaba indo arrio abaixo muito rápido sem ter o tempo de ação para matar as larvas.
A prefeitura municipal conta com auxílio de 24 aplicadores, que são moradores das diversas localidades e realizam este trabalho de forma voluntária, em benefício de toda população. Eles receberam o larvicida e aplicaram nos arroios próximos às suas propriedades conforme a dosagem estabelecida.
O borrachudo é um inseto pequeno, mas capaz de estragar muitos programas ao ar livre, sem falar dos incômodos para quem vive no meio rural. Na criação animal, ele também pode causar problemas, principalmente na produção leiteira. O desequilíbrio na população desse inseto é causado por fatores como desmatamento, despejo de lixo e dejetos humanos e animais nos rios e morte de predadores naturais, como peixes, sapos e pássaros.
O agente de campo, Felipe Heissler dos Santos, salienta que, além da aplicação do larvicida, outros cuidados devem ser tomados para o controle do borrachudo, como manter os arroios limpos, livres de qualquer lixo, esterco ou água usada de cozinha, além disso preservar as matas ciliares nas margens dos arroios.
A reaplicação do BTI é feita a cada 15 dias totalizando um período de 45 dias, pois os borrachudos colocam novas larvas que serão eliminadas até que se complete todo o ciclo de aplicações e a infestação esteja controlada.